Como escolher um cachorro para apartamento?

Como escolher um cachorro para apartamento?

Você pensa em ter um cachorrinho em seu lar? Então é preciso levar em consideração alguns fatores importantes para você oferecer o melhor para seu pet. A partir do momento em que um pet entra em seu lar, ele passa a fazer parte da sua família – e nós só queremos o que há de melhor para aqueles que amamos certo?

Ter um cachorro no apartamento demanda atenção e dedicação, sem falar nos custos de saúde e higiene, como vacinação, banho, tosa etc. Necessita também verificar a segurança como redes de janelas e sacadas e alguns itens fundamentais como potes de ração e água, brinquedos, coleiras com identificação e caminha. Tudo para garantir o conforto e bem estar do pet.

O ano se foi e 2020 já está chegando para você colocar seus planejamentos em dia, projetos e planos em atividade. Atualmente muitas pessoas vivem ou pretendem viver em apartamentos e acaba gerando uma pequena dúvida sobre um companheiro para dividir seu dia a dia. A final de contas, qual cachorrinho posso ter em um apartamento?

Existem atualmente mais de 300 raças de cachorros reconhecidas pela FCI e outras mais que são reconhecidas por outras sociedades internacionais ou que ainda aguardam por um reconhecimento oficial. Pensando nisso, a HazielPet selecionou 20 raças para você ter em um apartamento.

Melhores cachorros para apartamento

Os melhores cachorros para apartamentos são aqueles cujo tamanho e temperamento podem se adaptar a um ambiente mais compacto. Por isso, geralmente pensamos em raças de pequeno porte quando imaginamos um cachorro ideal para apartamento. Além de requerer menos espaço para se desenvolver e se expressar, também é mais simples prover uma adequada rotina de exercícios físicos a um cão pequeno. Porém, também existem raças de cachorro de porte médio e até cachorros grandes que podem viver bem em um apartamento, desde que contem com a dedicação dos seus tutores.

Entretanto, você nunca deve esquecer que o comportamento de um cachorro não é determinado somente pela sua raça e herança genética, e dependerá fundamentalmente da educação e do ambiente proporcionados pelos seus tutores. Por isso, todos os cães precisam ser corretamente socializados e educados, independente da raça e do tamanho da casa.

Se você quer um cachorro obediente e equilibrado, que não lata muito quando estiver sozinho e não destrua os móveis da casa, você não pode se guiar apenas pela raça ou pelo tamanho. Será preciso investir na sua educação e socialização desde filhote, na sua atividade física e estimulação mental, e proporcionar um ambiente enriquecido onde o seu peludo possa brincar, se exercitar e se divertir mesmo na sua ausência.

Uma questão importante também a se pensar é se o apartamento a qual deseja morar ou mora. Verifique nas normas internas do prédio se é permitido animais de estimação. Muitas pessoas que possuem animais em casa e desejam morar em apartamentos, passam por alguns problemas, pois no regimento interno de alguns lugares, não permitem essas fofurinhas e mesmo você gostando do seu “futuro lar” não há o que fazer se você quiser dividir o espaço com seu amigo pet.

Feitas estas considerações, já podemos começar a descobrir quais são as raças de cachorros para apartamentos.

1 – Chihuahua

Uma das menores raças do mundo. Um macho adulto não cresce além dos 20 centímetros e não pesa mais do que 3,5 quilos. O que lhe falta em tamanho sobra em energia, por isso é recomendável que se passeie com frequência com um Chihuahua. Outra forma do pet descarregar sua agitação é com brinquedos, o que acaba sendo uma boa saída na hora de deixá-lo sozinho. Um alerta importante sobre o temperamento deste cão são os ciúmes. Por se apegar muito ao dono, tende a latir a qualquer um que se aproxime e ao menor ruído. Outro ponto positivo para esta raça é sua longevidade, costumam viver até os 20 anos. Bem longa comparada com outras raças.

2 – Yorkshire terrier

Outro destaque de nosso ranking é o pequeno e valente Yorkshire Terrier. Raça criada no Reino Unido e uma das mais populares do mundo, costuma fazer sucesso com crianças pelo seu temperamento enérgico e brincalhão. Uma vantagem desta raça é que um cachorro que não soltam pêlos, podendo conviver com pessoas alérgicas.

3 – Lulu da Pomerania

São os menores representantes da família de cães de tipo spitz e foram criados entre Alemanha e Polônia como autênticos cães de companhia. São dóceis e costumam se apegar com seus tutores. Porém não costumam lidar bem com solidão se ficar horas sozinhos sem a companhia de seus donos.

4 – Poodle Toy

O Poodle Toy foi o cão da moda por várias décadas, mas hoje o número de criadores e donos parece ter diminuído. Isso não altera, contudo, os atrativos que já lhe renderam tanta popularidade. O maior deles talvez seja o fato de que essa raça praticamente não solta pelo – um sonho para muitos alérgicos – além de dificilmente exalar odores fortes pela pele, o que é típico de várias raças. Inteligentes e fáceis de adestrar, a única ressalva a ser feita sobre o Poodle Toy é a de que, por ser bastante protetor, ele late bastante.

5 – Dachshund

O nome não é muito familiar para vocês, mas devem conhecer como o famoso “cachorro salsicha”, o dachshund ou teckel é um ótimo companheiro para apartamento. Mesmo sendo muito ativos e brincalhões, é fácil proporcionar a atividade física e mental para levar uma vida saudável.

6 – Shih tzu

O shih tzu foi criado originalmente no Tibete, onde costumava ser treinada como guardião dos interiores dos monastérios budistas. Por isso, embora sejam cachorros muito simpáticos e carinhosos com os familiares, podem se mostrar bem desconfiados na presença de estranhos. A socialização será o fator chave para conseguir um shih tzu adulto tranquilo e sociável, e prevenir problemas de conduta como a agressividade e a destrutividade. Se assim for, se torna um dos melhores cachorros para apartamento.

7 – Maltês

Conhecido como Bichón maltês, é uma das mais adoráveis raças de cachorros italianos e pode se adaptar facilmente em apartamentos. Uma raça de tamanho toy e elegante beleza que se caracteriza pela pelagem longa e completamente branca. São amáveis e formam um vínculo muito especial com seus donos. Necessita de cuidados com seu pêlo, uma recomendação é sempre manter seu pelo escovado para não embolar, são finos e requer esse cuidado em especial.

8 – Pincher miniatura

O famoso pinscher é uma daquelas raças tão corajosas que não parecem ter a mínima noção do seu próprio tamanho. Donos de uma valentia admirável – e perigosa – esses pequenos cachorros estão sempre prontos para defender a sua casa e família. Por isso, essa raça necessita se socializar desde filhotes para se relacionar positivamente com outros animais e pessoas. Outro problema frequente caso não haja socialização é seus latidos em excesso e a proteção de recursos.

9 – Jack Russell Terrier

O pequeno porte do Jack Russel terrier não condiz com a imensa coragem e lealdade que demonstra aos seus tutores. Como todo bom cachorro de caça, o Jack Russel terrier é enérgico, atento e revela uma personalidade forte com muita coragem. Por isso, tão importante quanto proporcionar uma boa rotina de exercícios físicos e jogos de inteligência diários, será começar a socializar o seu cão a partir de seus primeiros meses de vida.

10 – West Highland White Terrier

O West Highland White Terrier, ou simplesmente Westy, se popularizou como o mais sociável dos cães da família terrier. Além de resultar muito atrativos pela pelagem completamente branca e volumosa, os westies também conquistam muitos admiradores pelo temperamento dinâmico, inteligente e seguro de si, o que facilita o adestramento. Pelo porte pequeno, o temperamento amável e a alta sociabilidade, os westies merecem um lugar de destaque na nossa lista dos cachorros para apartamento.

11 – Basenji

Essa é uma das raças mais antigas do mundo, o Basenji é também o cachorro mais silencioso. Originários da África, não possuem a capacidade de emitir o clássico som que associamos ao latidos dos cães. Sua principal vocalização soa como uma mistura de uma risada com um canto tirolês. Além de silencioso, o basenji é um cachorro de porte médio e temperamento estável que pode viver muito bem em um apartamento, sempre que realize passeios e exercícios de forma diária e contem com um ambiente enriquecido.

12 – Bulldog Francês

Atualmente, o bulldog francês é tão popular que resulta difícil sair nas ruas e não encontrar pelo menos um exemplar desta raça. Esse indiscutível sucesso não está associado apenas à sua encantadora aparência, mas também ao seu temperamento bondoso, paciente e bastante silencioso. Apesar de ser naturalmente sociável, o bulldog francês também precisa de uma boa socialização para não se tornar medroso ou tímido na presença de animais e pessoas desconhecidas. Por outro lado, se for bem socializado, se torna um ótimo cachorro para apartamento. 

13 – Pug

Uma raça pequena que dificilmente passa dos 28 centímetros de altura e dos 8 quilos. Bastante apegado ao dono, o Pug tende a segui-lo aonde quer que você vá. No entanto, embora possa demonstrar alguma tristeza em ficar sozinho, ele não vai descontar sua revolta nos móveis da casa. Seu focinho achatado influência na respiração e o torna pouco adepto de exercícios físicos ou qualquer agitação.

14 – Boston Terrier

O Boston terrier mostra uma grande semelhança física com o Bulldog francês, porém, foram criados nos Estados Unidos (em Boston, mais precisamente) e possuem um corpo mais atlético. Além de um temperamento amável e carinhoso, o Boston terrier se destaca pela facilidade de aprender e socializar, o que facilita a educação e o transforma em um excelente cachorro para apartamento e para fazer companhia.

15 – Bulldog inglês

Apesar da sua suposta “cara de mau”, o Bulldog inglês é um cão calmo, silencioso e extremamente leal aos seus familiares. Como não precisam realizar uma atividade física intensa e possuem um caráter bastante estável, são um dos melhores cães para apartamentos. Mesmo assim, sua personalidade é forte e seus tutores devem ter a paciência e dedicação necessárias para educá-lo com a ajuda do reforço positivo. Suas rugas também requerem alguns cuidados específicos para evitar a problemas de pele e infecções, o que demanda tempo de seus proprietários.

16 – Bichón frisé

Sociável, brincalhão e familiar: assim poderíamos definir o temperamento adorável do bichón frisé, uma das melhores raças de cachorros para apartamento. Diferente da maioria dos cães pequenos e valentes, o Bichón Frisé é bastante silencioso e só costuma latir ao perceber algum estímulo estranho no seu ambiente. Também é um cão fácil de socializar, se adapta a apartamentos pequenos e adora compartilhar brincadeiras com as crianças.

17 – Shiba inu

O shiba inu ganhou popularidade no Brasil nas últimas décadas, mas ainda costuma ser confundido com o akita inu, embora sejam menores e mais compactos. Pelo seu caráter independente, silencioso e seguro de si, o shiba inu é um dos melhores cachorros apartamento que ficam sozinhos. Porém, são guardiães e tendem a se comportar de forma desconfiada na presença de estranhos, devendo ser socializados desde seus primeiros meses de vida. 

18 – Lhasa Apso

O lhasa apso é um dos poucos cachorros pequenos que mostram um temperamento independente e determinado, podendo se adaptar facilmente a ficar sozinho em casa e manter um comportamento equilibrado. Porém, também precisam do afeto dos seus tutores para levar uma vida saudável e devem ser socializados corretamente para orientar seu instinto guardião e evitar que latem excessivamente.

19 – Shar pei

O shar pei é uma raça de cão inconfundível pelo seu aspecto peculiar e atrativo que se caracteriza pelas rugas que recobrem seu corpo e principalmente seu rosto. Uma aparência tão peculiar revela também um caráter muito especial e uma personalidade independente. Os cachorros shar pei criam um vínculo muito especial com seus tutores, os quais protegem com toda sua valentia, mas podem se mostrar desconfiados e até um pouco agressivos com os estranhos quando não são bem socializados. Também precisam de alguns cuidados especiais para evitar problemas de pele e infecções comuns nesta raça.

20 – Chow chow

Finalmente nossa raça de número 20, o famoso “lingua azul” Chow Chow. Raças de cachorros chineses mais populares pois chama a atenção pela sua língua azul e pelo aspecto de um pequeno leão. Este é um cão calmo, independente e silencioso que costuma se comportar de forma bastante equilibrada no seu dia a dia. Porém, são também grandes guardiães com um importante instinto territorial que não duvidaram em defender os familiares e a casa. Se você quiser um chow chow estável e sociável com outros animais, precisará localizá-lo desde filhote e começar sua educação a partir da sua chegada ao novo lar, dessa forma, se converte em um maravilhoso cachorro para apartamento.

Você sabia?

Vira-latas: os cachorros mais versáteis

Se você está procurando um cachorro para apartamento que seja obediente, pode ter certeza que nenhuma raça te oferecerá tanta versatilidade e devoção como os cães mestiços ou vira latas. Os cachorros sem raça definida são únicos na aparência e no temperamento, mostrando facilidade de se adaptar a tutores de diferentes personalidades, idades e estilos de vida. Além disso, podem aprender rapidamente e ser adestrados com facilidade, sempre que contem com um tutor dedicado que saiba utilizar o reforço positivo para estimular suas capacidades cognitivas e emocionais.

Quer saber mais uma vantagem de adotar um vira-lata? Eles possuem baixa predisposição genética de desenvolver doenças hereditárias que são muito frequentes nos cachorros de raça. Por isso, quando recebem os devidos cuidados e muito amor, costumam ser mais saudáveis e podem viver mais que qualquer cachorro com pedigree.

Moro sozinho e quero ter um cachorro

Para você que mora sozinho e quer ter um cachorro para apartamento, separamos 5 raças que podem te ajudar a ter uma companhia, mesmo estando um tempinho longe.

Lembrando que qualquer tipo de cachorro requer atenção e carinho todos os dias, por isso é fundamental para quem fica muito tempo fora e deixa seu pet sozinho é que ao estar com ele, dedique um tempo para brincadeiras e carinho.

1 – Schnauzer – O Schnauzer é independente e muito inteligente. Por isso, não costuma ser um problema para esta raça ficar sozinho por determinados períodos. 

2 – Shih-Tzu – Como é calmo e dócil, o Shih-Tzu pode se adaptar à solidão. Graças a sua tranquilidade, provavelmente vai passar o dia dormindo e observando a janela, esperando pela sua volta, sem muito alarde ou ansiedade. Mas isso não é razão para você descuidar da atenção assim que chegar, certo? Dê muito carinho para seu Shih-Tzu quando estiver em casa. 

3 – Lhasa Apso – O Lhasa Apso tem um comportamento muito tranquilo, por isso não parece ter problema em ficar parte do dia sozinho.  Ele é muito independente e não passará o dia sofrendo por sua ausência – é provável que brinque coma e durma sozinho numa boa.

4 – West Highlander Terrier – É uma raça calma e independente, que pode ficar sozinha sem grandes problemas. Como é muito brincalhão, exige atenção quando você está por perto – principalmente se você passou o dia fora. Levá-lo para passear diariamente é essencial para que ele gaste sua energia, que é grande. Solta pouco pelo e é muito amistoso. 

5 – Basset Hound – O Basset Hound é um cão muito calmo e preguiçoso. Por isso, pode ficar um período longe dos donos tranquilamente – e provavelmente vai aproveitar o tempo para dormir bastante. É uma raça que não gosta de colo, por isso sente menos a falta física do dono durante o dia. Mesmo assim, precisa de atenção assim que você chegar em casa. Como tem tendência à obesidade, uma caminhada diária lhe faz muito bem.

Sempre que for ficar longos períodos fora de casa, enriqueça o ambiente. Deixe a caminha em um lugar confortável, espalhe brinquedos, esconda petiscos e crie um ambiente que propicie atividades para seu pet. 

Outras dicas valiosas você confere nesse link: ­COMO CRIAR GATO EM APARTAMENTO

Essas foram as dicas da Haziel Pet para você escolher a melhor raça para apartamento. Se você gostou, não esqueça de deixar seu comentário!

 

Agropecuária em Cachoeirinha – Petshop em Cachoeirinha – Haziel Pet