Ataque de cachorro -Saiba como agir
Ataque de cachorro – Saiba como agir
Dicas valiosas da Haziel pet
Com certeza ao ser deparar com uma briga ou ataque entre cães, Ficamos sem ação do que devemos fazer, foi pensando nisso que criamos o post a seguir para que você saiba agir da maneira correta, caso haja um possível ataque.
Primeiramente você precisa entender, o porque os cães atacam, entenda a seguir o porquê isso acontece…
Se você é uma pessoa apaixonada por cães sabe que muitas dessas raças surgiram de maneira natural, a maior parte é resultado de uma proliferação em massa por conta do cruzamento coletivo, por outro lado diversas outras raças surgiram com um outro objetivo que foi para desenvolver determinadas funções, como hoje por exemplo as raças como cão pastoreio, cão de guarda e até mesmo o cão policial.
Isso explica o temperamento mais agressivo e bruto de algumas raças, porém isso não quer dizer que todos os Pitbull e até mesmo Rottweiler são agressivos.
De fato, o animal que é submetido a maus tratos e dor tende a ter um comportamento mais agressivo e difícil socialização com as pessoas. Vale ressalta que na maioria das vezes o ataque ocorre, porque o PET se sentiu ameaçado por alguém que muito provavelmente ele não tinha tanto contato.
Consequentemente vemos a importância da socialização do animal desde de filhote.
A seguir listamos para vocês 6 dicas estratégicas que vão te ajudar a ser defender em caso de ataque de um cão:
Conhecer os motivos é importante, pois você consegue agir em prol da sua defesa, separamos a seguir algumas dicas, confira:
• Muita atenção aos sinais.
O ataque de um cão acontece de maneira muito rápida, na maioria das vezes ele expõem sinais que vai brigar, tais como latido, inquietação, mostrando os dentes, uma postura mais intensa, tudo isso indica que o cão está em posição de ataque.
• Jamais faça movimentos bruscos e corra!
Diante de um cão estressado e raivoso, jamais expresse medo ou corra, lembre-se que assim como nós seres humanos os cãos são presas da natureza e corre vai estimular um comportamento mais agressivo e é quando vai acontecer o ataque, isso vale para os movimentos bruscos.
• Contato visual deve ser evitado.
Evite ficar olhando o animal nos olhos, isso desafia os animais, nós seres humanos já nos sentimos desafiados, imagina um pet, principalmente se você estiver no habitat dele, isso já estimula a agressividade no animal.
• Utilize um objeto para chamar atenção do PET.
Muito provavelmente você já viu seja em filme ou até mesmo em algum lugar, quando sentimos que vamos ser atacados oferecemos o que aparece pela a frente ao cão, essa é uma técnica bastante estratégica que pode funcionar, isso porque os cãos em geral são treinados para morder, ir atrás, caçar, essa atitude de distrair o cão tira o foco dele do ataque.
• Não parta para uma luta com o cão.
Espere que ele se canse, tente-se proteger do ataque, muitas vezes eles só querem que a vítima pare de atacar, enquanto isso não acontece eles ser mantém na posição de ataque.
• Proteja-se, principalmente seus órgãos vitais.
Para minimizar os danos, tente proteger regiões como cabeça, barriga e pescoço, tente ficar agachado, coloque se possível a cabeça entre as regiões dos ombros e guarde seus joelhos, até que o cão se acalme.
Dicas extras:
Recue bem devagar andando para trás, sem pressa, jamais dei as costas para um cão, eles entendem esse ato como uma intimidação;
Se não houve chances alguma de socorro, tente se acalmar e não fuja, o jeito de fato e esperar o ataque acabar, se ele começar a balançar o rabo e marcar território, isso é um bom sinal que o ataque está no final;
Permaneça parado, principalmente quando o cão se aproximar, com as suas mãos rente ao corpo, o animal automaticamente vai perder o interesse e ignorará;
Jamais chute ou fique sacudindo os braços, os cãos vão entender isso como uma ameaça;
Mantenha sua visão se possível periférica, essa atitude faz com que o cão entenda que você não é uma ameaça, não representa risco algum para ele;
Mãos e braços não podem ficar estendidos, isso expressa vulnerabilidade e uma mordida, te garanto que ele vai cheirar, mais não irá morder;
Sabe o seu peso? Utilize ele ao seu favor, coloque todo ele sobre o animal, empurrando o mesmo com os seus joelhos e cotovelos, apesar de seres ferozes eles não sabem lidar com o corpo, nem brigar com o mesmo, mantenha o seu rosto bem longe, imobilize o mesmo até que a ajuda chegue;
Após o ataque é importante tratar as feridas, caso você tenha sido atingido ou mordida, cuide dos machucados assim que possível, para que não infeccione, utilize os procedimentos básicos de primeiro socorro.
Tais como:
• Em caso de sangramento leve, pressione a lesão;
• Use um pano limpo para esterilizar a região, ser o sangramento for algo mais sério procure um médico;
• Lave as feridas com água e sabão;
• Cubra os machucados, mais não abafe os mesmos;
• Os band-aid ou ataduras devem ser esterilizados para evitar contaminação das lesões;
• Caso os sintomas se agravem procure imediatamente um médico.
Por fim, chame as autoridades!
É importante determinar se o cão tem sintomas de raiva ou até mesmo histórico de agressividade, ligue imediatamente para as autoridades local, para que o cão possa ser removido a um local adequado e consequentemente não faça mais vítimas.
Principalmente se o cão que lhe atacou for de rua, com certeza ele poderá fazer novas vítimas e atacar outras pessoas, portanto remove-lo é a maneira de garantir a segurança de todas as pessoas da região.
Se o cão tive dono, o mesmo terá que pensar como vai lidar com a situação após o ataque, se a vitima tiver danos, for lecionada no ataque é importante tomar medidas legais quanto ao dono do cachorro, pois ele é o principal responsável pelas as ações do cão.
É importante neste caso, presta queixa na delegacia e assim as autoridades legais irão tratar o ocorrido.
Essas foram as dicas da Haziel Pet para vocês. Se vocês gostaram, não esqueça de deixar seu comentário!
Agropecuária em Cachoeirinha – Petshop em Cachoeirinha – Haziel Pet