Como cuidar de filhote de gato

Como cuidar de filhote de gato

Saiba como cuidar de filhotes de gato
Ao longo da vida, todo animal de estimação terá suas particularidades, e com os filhotes de gato, não é diferente. Para que ele cresça saudável e continue se desenvolvendo adequadamente, é preciso que os donos tenham alguns cuidados.

Durante o período conhecido como neonatal, por exemplo, que acontece desde o parto até o décimo dia, é quando as chances de mortalidade são maiores e em que acontece a abertura dos olhos e dos ouvidos. Durante esses dias, é muito indicado que ele fique perto da mãe, para que ele seja amamentado e ganhe resistência.

Quer aprender a cuidar de filhotes de gato? A HazielPet convida você a conhecer algumas dicas que separamos para você:

Vacinação e Vermifugação
Com 30 dias, seu gato deverá ser vermifugado, repetindo a dose após 15 dias. Ao completar 45 dias, ele receberá a primeira dose da vacina quádrupla, que deverá se repetir por mais duas vezes, com intervalos de um mês entre cada dose.

  1. Segurança
    O passo mais importante para garantir a segurança de filhotes de gato em seu lar, é instalar telas em todas as janelas da casa, principalmente se você mora em prédios em um andar mais alto. Tenha também uma caixa de transporte, para levá-lo onde for preciso, como consultas ou passeios.
  2. Brinquedos
    Você vai perceber que gatinhos geralmente gostam de brincar com os objetos mais inusitados, como tampinhas, bolinhas de alumínio e caixas de papelão. Nesta fase é importante você tirar um tempinho para ajudar a gastar suas energias e aproveitar enquanto são filhotes, pois muitos ao atingir a sua fase adulta passam uma boa parte do tempo dormindo.
  3. Adaptação ao ambiente
    Os gatos levam um tempo a se acostumarem com novos ambientes, por isso tenha paciência se mudar de residência para seu pet ganhar confiânça e se sentir em casa. Quando filhotes, estabeleça um local para deixar a caixa de areia, gatos aprendem muito rápido.
  4. Castracão
    A castração precoce de felinos é muito indicada para evitar que eles desenvolvam tumores na mama, transtornos do cio nas fêmeas e a necessidade do macho de marcar território. Ela pode ser feita a partir do quinto mês de vida. 5

6 Desmame
É imprescindível que o desmame aconteça de maneira lenta e progressiva, preparando tanto o felino para a separação da mãe como para a adaptação gastrintestinal dele. Esse cuidado também se mostrará necessário para que ele não desenvolva o que é conhecido como “mania de sucção”, quando é desmamado antes do indicado e passa a mamar em qualquer objeto que encontrar pela frente.

Outras dicas valiosas aqui:

DICAS PET – GATOS CASTRADOS FOGEM

Essas foram as dicas da Haziel Pet para vocês, Se vocês gostaram, Não esqueçam de deixar seus comentários e compartilhar.

Porque os pets são a nossa paixão.

Agropecuária em Cachoeirinha – Petshop em Cachoeirinha – Haziel Pet